sábado, 16 de fevereiro de 2013

ANANKE RESPONSABILIDADE SOCIAL,MAIS QUE UMA ASSOCIAÇÃO , UMA FAMÍLIA DE NOME TRABALHO







QUEM FAZ A ANANKE


Jayme Calom e Albino Granado
Diretores Responsaveis da Associação Cultural Ananke

Jaime e Albino , responsaveis por conduzir as ações dos projetos da Ananke . 



Diretores , Colaboradores e Amigos do Bem


A Estrutura)
 A Ananke atualmente é composta por 02 estruturas físicas:
1 - A estrutura organizacional administrativa, com natureza fixa e imutável e responsabilidade direta do realizador. Compõe-se exclusivamente dos escopos:

- Administrativo e Planejamento;
- Financeiro e Contábil;
- Jurídico;
- Marketing e Eventos;
- Comercial e Orçamentos;
- Recursos Humanos;
- Responsabilidade Social. 


2 - A estrutura organizacional operacional, que contará com a participação maior de todos por sua natureza mutável e com as seguintes divisões de trabalho:
- Museu Cigano;
- Centro Cultural;
- Centro Social;
- Caravana;
  











O leque de possibilidades será imenso. Na estrutura do Centro Cultural teremos vários departamentos, entre eles:
Dança, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Música, Acervo cultural, e uma ala diferencial: a Mística.  

Na estrutura do Depto Social encontraremos, dentro e fora dos acampamentos, as diversas oficinas profissionais: artesanato, costura, marcenaria, culinária, circo, etc.
Além das oficinas, teremos as áreas de atendimento profissionais: jurídica, médica, de ensino, psicológica e outras áreas.
É através dela que atuará o Centro Social com a mobilização junto aos acampamentos, que também emprega a estrutura do depto social do Centro Cultural.  
Na estrutura do Museu Cigano Brasil encontraremos o departamento do acervo das peças e tudo que nele engloba, desde a administração e histórico, até a manutenção das peças.
Nesta estrutura estará vinculada a Caravana Ananke, que promoverá a quem interessar o workshop cigano: bazar social, teatro mambembe, apresentação de danças, exposição do museu/painéis, palestras e oráculos.  


 





PROJETOS EM ANDAMENTO & FUTUROS

CENTRO CULTURAL -  Funcionara dentro do proprio rancho , com a participação dos membros da comunidade -Projeto Lona Cultural 





Entre essas atividades, teremos :



Na música:

- Ensaios, espetáculos e festivais de musica cigana, de âmbito nacional e internacional;
- Promoção de aulas práticas e teóricas de instrumentos musicais.



No teatro:
- Promoção de eventos e peças teatrais falando da cultura cigana .



 Na Dança :
Ensaios, espetáculos e festivais de dança cigana;
- Cursos regulares de dança cigana e outras modalidades de dança (flamenco, dança do ventre, etc.).







Nas artes visuais (além da exposição das peças):

- Exposição de artes plásticas que retratam a etnia cigana, inicialmente executada pelos indivíduos da própria comunidade;
- Exposições de fotografia que registram momentos e expressões do meio cigano, e de materiais produzidos pelas crianças e jovens;
- Exposições diversas da realidade do povo cigano abordando assuntos polêmicos.

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS





Nos ofícios profissionais, pelas oficinas de:

- Artesanato, principalmente os que envolvem o latão e o cobre;


- Confecção de roupas pela oficina de costura;
- Confecção de jóias através da ourivesaria;
- Confecção de móveis pela instalação de uma marcenaria;
- Outras iniciativas.





RESPONSABILIDADE  SOCIAL

PROJETO INICIAL VILA DOS CIGANOS
comunidade modelo
 (ECO-VILA)
As iniciativas do museu e do centro cultural semeiam terrenos voltados para o âmbito social e um dos projetos traçados é denominado carinhosamente como a Vila dos Ciganos, (ECO-VILA)






Vila dos Ciganos
( A ECO-VILA ) 
A Vila dos Ciganos, cujo lema “Reeducar para Reintegrar, Resgatar para Preservar”, consiste em um projeto de educação e formação para a habitação, concebida pela idealização de Associação Ananke.
O projeto consiste essencialmente na preparação das famílias de etnia cigana que vive em acampamentos, em São Paulo, para a mudança habitacional (terreno Vila dos Ciganos ). É um processo difícil e moroso, mas contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos da comunidade no futuro. O projeto associa a mudança de habitação a uma mudança nos modos de vida.
A questão da habitação deve ser encarada como um problema de cidadania e não de mera construção, ou seja, um processo de realojamento não pode ser simplificado somente na entrega de um terreno.

O projeto será constantemente avaliado e reajustado para que se garanta a sua exeqüibilidade, pela participação conjunta em atividades sócio-educativas, pela partilha de conhecimentos e troca de experiências, em prol do bem-estar pessoal e social e do desenvolvimento coletivo.
Têm como objetivos gerais as educações voltadas para a higiene, saúde e questões ambientais e geográficas; a motivação para o ensino pré-escolar e fundamental; a promoção do desenvolvimento pessoal e social.

Através desses objetivos, as atividades e ações a se desenvolverem com prioridade serão:
- Apoio escolar através das reuniões com professores e outros técnicos ligados ao projeto na alfabetização de jovens e adultos e no esclarecimento de dúvidas sobre várias temáticas;
- Atividades desportivas diversas e jogos educativos;
- Incentivo à leitura através da exploração de livros com a criação de uma biblioteca no centro cultural e/ou na própria comunidade e a participação em atividades nas bibliotecas municipais;
- Jornal comunitário;
- Manutenção e limpeza dos espaços comunitários;
- Atividades de expressão plástica e trabalhos manuais que envolvem também os ofícios profissionais (costura, marcenaria, etc.);
- Atividades recreativas, promovendo os jogos recreativos, as idas à praia, ao teatro, museus e outros entretenimentos;
Palestras educativas que abordam sobre nutrição, economia do lar, manutenção, medicina preventiva etc., com profissionais de apoio à comunidade (dentistas, médicos, advogados, nutricionistas, etc.)
- Fixação da lona cultural;
- Atendimentos comunitários com acompanhamento e tratamento médico e odontológico, consultoria jurídica, cooperativa na arrecadação de alimentos, etc.,

Essas são algumas das ações previstas nos projetos sociais e se bem trabalhadas, alcançará o objetivo de construir o maior ideal, que é o Acampamento Modelo ou a Vila dos Ciganos, mas para chegar a esse resultado requer tempo, trabalho e dedicação.
Para a realização das iniciativas propostas, os idealizador dos projetos tem como apoio a equipe Ananke, com larga experiência nos trabalhos sociais, aos menos favorecidos .




acampamento todo cadastrado no SUS




RECEBENDO DOAÇÕES DE MAQUINAS DE COSTURA EM SÃO VICENTE-SP
PROJETO OFICINA DE CORTE E COSTURA

RECEBENDO DOAÇÕES DE MAQUINAS
DOAÇÕES DE CESTAS BASICAS

DOAÇÕES DE PRESENTES DE NATAL




















Nenhum comentário:

Postar um comentário